O Império Napoleônico
Napoleão Bonaparte (1769-1821) |
O jovem general Napoleão Bonaparte ganhou fama combatendo os países europeus que eram contra os ideais revolucionários. Aos poucos, tornou-se uma alternativa para evitar uma radicalização da revolução aos olhos da alta burguesia.
Em 1799 tomou o poder com um golpe de Estado conhecido como 18 Brumário (equivalente a 9 de novembro no calendário gregoriano). Nessa época, a França estava no auge de uma crise política e havia o anúncio de uma guerra civil.
Calendário republicano francês. Imagem: Blog Oficina da História |
Ele elaborou o Código Civil Napoleônico , baseado no direito romano, que restabeleceu a escravidão nas colônias francesas, o Estado laico, a igualdade civil perante a lei (fim dos privilégios da nobreza), criação de um banco e prioridade às indústrias.
Em 1802, tornou-se cônsul vitalício e, após dois anos, imperador, ampliando e concentrando seu poder.
Em 1806, declarou o Bloqueio Continental (proibiu os países europeus de comercializar com a Inglaterra). Como Portugal não aderiu ao bloqueio, teve seu território invadido pelo exército francês. Para poupar a Coroa a família real e o governo português se transferiram para o Rio de Janeiro, em 1808.No final de 1811, Napoleão invadiu a Rússia. Entretanto, os russos utilizaram a tática de terra arrasada, fazendo com que os franceses ficassem sem suprimentos e fossem destruídos pelo exército.
Derrotado e sem apoio político, Bonaparte foi exilado na Ilha de Elba, no mar Mediterrâneo.
Mapa da Ilha de Elba. Imagem: Blog do Clebinho. |
Após ter ficado cem dias no poder, foi levado para a ilha de Santa Helena, onde permaneceu sobre vigilância inglesa até sua morte (1821).
Ilhas de Ascensão e Santa Helena no Sul do Oceano Atlântico | . |
Imagem: Museu e Evolución Humana |
Túmulo de Napoleão Bonaparte. Imagem: Le Blog do Pérol |
Nenhum comentário:
Queremos saber sua opinião! Comente!