Sistema Nervoso
O sistema nervoso detecta estímulos, processa a informação recebida e elabora uma resposta ao primeiro. Ele pode ser dividido em sistema nervoso central (processa as informações e é formado pelo encéfalo e pela medula espinal) e em sistema nervoso periférico (conduz as informações e é formado por nervos e gânglios nervosos).
Sistema nervoso central. Imagem por sinicropispine.com |
Sistema nervoso periférico. Créditos na imagem. |
Os Neurônios
Os neurônios são células especializadas em conduzir os impulsos nervosos e são responsáveis pela comunicação entre as várias partes do corpo e do corpo com o ambiente.
Um neurônio é geralmente formado por dendritos, corpo celular e axônio. O impulso nervoso percorre o neurônio sempre nessa ordem.
Os dendritos recebem as mensagens, o corpo celular contém o núcleo e a maior parte do citoplasma da célula e o axônio transmite o impulso nervoso emitido pelo corpo celular. Alguns axônios são envolvidos por uma substância gordurosa de cor branca que recebe o nome de estrato mielínico (ou bainha de mielina).
Esquema básico de um neurônio. Imagem: Escola Kids UOL |
Neurônio 3D |
Tipos de neurônio
Neurônios sensoriais (ou sensitivos): levam as informações dos órgãos dos sentidos ao sistema nervoso central.
Neurônios motores: levam as mensagens de ação do sistema nervoso central às glândulas e os músculos.
Neurônios associativos (ou sensitivo-motores): ligam os neurônios sensitivos aos neurônios motores.
Os nervos são conjuntos de axônios associados ao tecido conjuntivo e aos vasos sanguíneos.
Os gânglios nervosos são pequenas dilatações que contém corpos celulares de neurônios e estão associados a certos nervos.
O encéfalo
Composto pelo cérebro, pelo cerebelo e pelo troco encefálico, o encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por três membranas sobrepostas chamadas de meninges.Anatomia do encéfalo. Imagem de 1papacaio.com.br |
O cérebro
Órgão mais volumoso do encéfalo, está dividido em dois hemisférios. A camada mais externa (córtex) é formada por corpos celulares dos neurônios e é chamada de substância cinzenta.
A região interna é formada por axônios e dentritos (substância branca).
Ele centraliza ações conscientes, recebe e processa informações sensoriais, coordena movimentos voluntários e é o centro das atividades intelectuais.
Imagem: todamateria.com.br |
O cerebelo
O cerebelo situa-se sob o cérebro e atrás do tronco encefálico. É responsável pelo equilíbrio e pela postura do corpo.
Localização do cerebelo. Imagem: qga.com.br |
O tronco encefálico
Situa-se entre a medula espinal e o cérebro. Nele, são elaboradas ordens para a realização de atividades vitais e involuntárias.
Tronco encefálico. Créditos na imagem. |
A medula espinal
Ela conecta os nervos e o encéfalo e centraliza muitos atos reflexos.
Imagem: www.incontridisalute.it |
Sistema nervoso periférico
Existem 12 pares de nervos cranianos (que saem do encéfalo) e 31 pares de nervos espinais (que saem da medula).
O sistema nervoso periférico somático atua por meio do conjunto de nervos que chegam aos músculos voluntários do corpo.
O sistema nervoso periférico autônomo regula órgãos do corpo, cujo funcionamento é involuntário. Este pode ser dividido em sistema nervoso simpático (que garante respostas adequadas às situações que requerem muita energia) e em sistema nervoso parassimpático (que dirige as atividades dos órgãos em condições de rotina).
A sinapse
A região de comunicação entre os neurônios chama-se sinapse, mas entre um neurônio e outro há um espaço microscópico, fazendo com que essa conexão não seja direta.
Sinapse 3D. Créditos na imagem. |
Doenças no sistema nervoso
Meningite: Inflamação das meninges. As meninges passam a apertar o encéfalo. Causa dor, febre e pode levar à morte. É uma doença contagiosa.Poliomielite (paralisia infantil): Pode paralisar membros e até o cérebro, levando até à morte. Ataca até os 5 anos de idade e não tem cura.
Cefaleia: Dor de cabeça. Causada por tensão emocional, distúrbios visuais e infecções, etc.
Doença de Alzheimer: Causas desconhecidas. Afeta áreas do cérebro que controlam a memória, o raciocínio e a linguagem. Ainda não há cura, mas existem medicamentos que a controlam.
Link da imagem principal
Nenhum comentário:
Queremos saber sua opinião! Comente!