Estados Unidos: Aspectos naturais, físicos e econômicos

Aspectos naturais


No leste dos Estados Unidos, encontram-se os planaltos e as montanhas já desgastados pela erosão (escudos antigos).  Os montes Apalaches (mapa) são um ótimo exemplo.
No Oeste, os dobramentos modernos (altas montanhas) propiciam a ocorrência de terremotos e vulcões na região. Essas montanhas são intercaladas por planaltos. (Observe no mapa a região das "Rock Mountains", no português, "Montanhas Rochosas").
No centro do país, a Planície Central apresenta baixas e médias altitudes. ("Central Lowlands", no mapa).
No litoral, planícies costeiras com terrenos sedimentares têm destaque. (No mapa, "Coastal Plains").

Mapa: Slideshare
No leste dos Estados Unidos, predomina o clima temperado oceânico (alta pluviosidade = floresta temperada).
Floresta temperada, por Colégio Web

No centro, há o clima temperado continental (ele deixa de sofrer influência dos oceanos e passa a ter poucas chuvas, resultando nas pradarias).
Pradarias no estado do Kansas

No oeste, três climas são encontrados: o árido, o semiárido (estepes e cactáceas) e o frio de montanha (resultado das grandes altitudes).

Estepes


Cacto Saguaro, no Arizona

Vegetação rasteira nas Montanhas Rochosas.


No sul, o clima subtropical traz com ele a floresta subtropical, e na região da Flórida, o clima tropical traz as florestas tropicais.
Floresta subtropical, por Estudo Kids

Floresta tropical na Flórida

O território dos Estados Unidos é o quarto maior do mundo, com 9.372.614 quilômetros quadrados.
Na época de colonização existiram as 13 Colônias.
Nas regiões nordeste e centro da costa leste, desenvolveram-se as colônias de povoamento, podendo ser explicada pelo fato de que lá não podiam ser cultivados os gêneros tropicais valorizados na Europa (por ter clima temperado) e porque lá não existiam jazidas de ouro ou prata.
No sudeste, estabeleceram-se as colônias de exploração, e as relações que tinham com a Inglaterra eram de dependência, pois a maioria dos produtos era destinada ao mercado inglês.

Depois da independência, a doutrina do Destino Manifesto ("Os americanos são o povo escolhido por Deus para unir os dois oceanos") motivou a Conquista do Oeste.
Após a aquisição do Alasca, houve um segundo momento de expansão. A Doutrina Monroe ("A América para os americanos") pregava que qualquer tentativa de recolonizar os Estados Unidos seria considerada uma ofensa ao país e ao povo.

População



Os Estados Unidos possuem a terceira maior população do planeta, distribuída de forma irregular.
A maior parte dessa população concentra-se na costa leste, em regiões de ocupação mais antiga e de maior desenvolvimento tecnológico e urbano. Essa distribuição irregular também pode ser explicada pelos fatores naturais, como clima e relevo.
A composição étnica dos EUA é formada, em sua maioria, pelos brancos, mas também existem negros, hispânicos e indígenas.

Regiões geoeconômicas




Na Costa do Pacífico, há o Vale do Silício (Silicon Valley), um rico parque com indústrias de alta tecnologia; além de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo. Há também a presença de indústrias maquiladoras (que utilizam trabalho mexicano).

O nordeste é a região de industrialização mais antiga e tradicional, apresentando o manufacturing belt. Os principais fatores que favoreceram o desenvolvimento das indústrias na região foram a existência de reservas minerais (ferro), a rede de circulação de pessoas e mercadorias (portos e hidrovias) e disponibilidade de recursos hídricos. Na região há também o green belt.
Manufacturing belt (Cinturão da Manufatura)

No sul, a exploração de recursos naturais (principalmente petróleo), fruticultura e a instalação de duas bases espaciais são as características do Cinturão do Sol (Sun belt)
Sun belt (Cinturão do Sol)



Na região das planícies centrais, destaca-se a produção de trigo (Wheat belt), de milho (Corn belt) e algodão (Cotton belt). A produção é altamente mecanizada e emprega pouca mão de obra.

Cotton belt


No Oeste destaca-se a pecuária bovina, o cultivo irrigado de frutas e hortaliças e a extração de minérios.

Nenhum comentário:

Queremos saber sua opinião! Comente!

Pesquisa de Público

Tecnologia do Blogger.