Canadá


O Canadá situa-se na América do Norte/Anglo-Saxônica. Sua população é distribuída irregularmente pelo país, considerado um dos maiores do mundo. Essa distribuição irregular dá-se, principalmente, pelas condições climáticas (a Antártida fica próxima ao Norte do país).
A população se concentra ao longo da fronteira com os estados Unidos, sendo uma área mais desenvolvida economicamente.
A maior parte da população canadense é descendente de ingleses e franceses, além de outros grupos (europeus, indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e latino-americanos).
Os inuítes foram chamados pelos colonizadores de esquimós e só conseguiram sua autonomia em 1999, no território de Nunavut."Hoje, o iglu inuíte tem sido substituído por casas pré-fabricadas, permanecendo como antes do contato com o Ocidente apenas em regiões longínquas. Os inuítes também passaram a usar roupas compradas em lojas em vez de peles de focas, trocaram arpões por rifles e trenós movidos a cachorros por equivalentes motorizados."  PARRON, Tamis
No Canadá a maioria das pessoas fala o Inglês e uma minoria se expressa nas duas línguas principais (inglês e francês).
 O Canadá aceita muitos imigrantes devido ao crescimento vegetativo negativo que causa a falta de mão-de-obra no país.
Os setores de tecnologia, bens duráveis, siderurgia, metalurgia e química têm forte influência de empresas dos Estados Unidos, que queria novos mercados consumidores. O Canadá representava uma área estratégica para os interesses americanos, já que apresenta riqueza de recursos naturais e fontes de energia, além de possuir mão de obra altamente qualificada.

Imagem: CIA

Nenhum comentário:

Queremos saber sua opinião! Comente!

Pesquisa de Público

Tecnologia do Blogger.