A Independência das Treze Colônias Inglesas

No século XVII, o governo inglês tentou proibir o comércio marítimo das colônias em navios não autorizados pela metrópole através das Leis de Comércio e Navegação.

Guerra dos Sete Anos


Em 1756, Inglaterra e Prússia lutaram contra França, Rússia e Áustria pelos territórios na Ásia, África e América do Norte. Essa luta ficou conhecida como Guerra dos Sete anos (1756-1763).
A França foi derrotada, perdendo as terras do atual Canadá, das Bahamas, o vale do rio Ohio, o lado oriental da Louisiana e as possessões na Índia.
A Inglaterra tornou-se superior no comércio ultramarino e dona de um império colonial enriquecedor, todavia tiveram enormes gastos militares por conta da Guerra. Para compensar esses gastos, decidiram arrecadar mais impostos dos colonos americanos.

As Leis Intoleráveis


1764 - Lei da Receita- ou Lei do Açúcar - Impunha aos colonos o pagamento de tarifas alfandegárias (sobre importação e exportação) sobre diversos produtos importados, como o vinho, o café, a seda, o linho e o açúcar e seus derivados.
1765 - Lei do Selo - Cobrava imposto sobre os documentos legais e os textos impressos.
1773 - Lei do Chá - O chá foi monopolizado pela Companhia das Índias Ocidentais, afetando o mercado interno do produto.
Pouco tempo depois da implantação da Lei do Chá, os colonos se disfarçaram de índios e jogaram todo o carregamento de chá inglês de três navios no mar. Esse acontecimento ficou conhecido como Festa do Chá de Boston (Boston tea party). 
1774 - O porto de Boston foi fechado até que os colonos pagassem pelo valor da mercadoria lançada ao mar. A colônia de Massachusetts foi ocupada por tropas do exército inglês.
Os líderes das colônias reuniram-se, indignados, no Primeiro Congresso Nacional da Filadélfia e decidiram que não ocorreria mais o comércio de mercadorias inglesas.

A Declaração de Independência


4 de julho de 1776 - Aprovação da Declaração de Independência.
Líderes: George Washington, John Admans e Benjamin Franklin.

O documento foi inspirado nos princípios iluministas (liberdade, igualdade e fraternidade) e criava a República dos Estados Unidos da América.

1781 - Os colonos americanos derrotaram a Inglaterra na batalha de Yorktown, com ajuda dos franceses, espanhóis e holandeses.
1783 - A Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos.

Os EUA tornaram-se o primeiro país americano independente e fez surgir uma nova organização política: a república moderna, com governantes eleitos e submetidos a uma constituição.

Nenhum comentário:

Queremos saber sua opinião! Comente!

Pesquisa de Público

Tecnologia do Blogger.